Rosácea
A rosácea é uma doença que afeta a pele principalmente da região central do rosto.
Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar vermelha facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos, no geral.
Aos poucos, a vermelhidão tende a ficar permanente e aparecem vasos finos, pápulas e pústulas que lembram a acne, podendo ocorrer edemas e nódulos.
Frequentemente, surgem sintomas oculares, de olho seco e sensível à inflamação nas bordas palpebrais. Aos poucos, os episódios podem se tornar frequentes e até permanentes.
A intensidade dos sintomas varia muito de pessoa a pessoa.
As lesões não necessariamente evoluem.
Não há cura para a rosácea, mas há tratamento e controle, com muitos avanços recentes. Tudo depende da fase clínica que o paciente está.
O médico dermatologista avalia o grau, a fase e a pessoa como um todo para indicar o melhor tratamento.
Muito importante a consulta e o acompanhamento também de oftalmologista.
A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings.
É importante enfatizar que o uso de filtros solares cotidianamente no rosto é fundamental para controle da doença e manutenção dos resultados, pois a radiação ultravioleta é um fator desencadeante e agravante.
Outros fatores agravantes são bebidas alcoólicas, bebidas quentes ou condimentados, temperatura muito fria ou muito quente, medicamentos vasodilatadores e fatores emocionais.
Importante avaliação do paciente como um todo, descobrir quando e como começou o problema, assim como fatores pessoais e familiares, psicológicos, alcoolismo, exposição à luz no trabalho ou lazer etc.
Com o controle geral desses diversos fatores, pode se conseguir um monitoramento eficaz da rosácea.
Visite periodicamente um dermatologista.