Pano Branco
Pitiríase Versicolor, conhecida popularmente como Pano Branco é uma micose superficial da pele causada por fungos que habitam o folículo piloso sem causar doença. Em condições favoráveis eles conseguem invadir a pele e causar as lesões.
Os fatores externos que facilitam a infecção são o calor e a umidade, além da desnutrição, a sudorese excessiva e o uso de anticoncepcionais, de corticoides e/ou de imunossupressores. Está presente no mundo todo e atinge todas as faixas etárias, sendo mais frequente em adolescentes e adultos jovens, pois são os que mais tem atividade da glândula sebácea.
Manifesta-se por manchas redondas ou ovais, recobertas por escamas finas, no tronco e braços. Estas manchas podem variar do branco indo até o vermelho e o castanho, por isto é chamada de versicolor. As lesões normalmente não causam problemas, ocasionalmente a pessoa pode sentir coceira.
O diagnóstico deve ser feito por meio do exame de pele realizado por um dermatologista experiente.
O tratamento pode ser feito com medicações aplicadas diretamente na pele ou ingeridas por via oral. Elas eliminam a descamação em poucos dias. As alterações da pigmentação tendem a se resolver mais lentamente do que a descamação. Quando ficam manchas claras, mesmo após o tratamento, a exposição ao sol deverá ser moderada para acelerar a recuperação da cor natural da pele.
A prevenção do Pano Branco é feita por meio da utilização de roupas leves, arejadas e, preferencialmente, de tecidos não sintéticos.
Após o tratamento, é necessário deixar planejado o uso de medicamentos para evitar que a micose retorne.
Fonte: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/pitiriase-versicolor-pano-branco/43/