Brotoeja
É o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória que ocorre quando as glândulas sudoríparas impedem a saída do suor do corpo.
O aparecimento das lesões ocorre em ambientes quentes e úmidos, excesso de roupas e agasalhos, assim como febre alta também.
Em geral, elas surgem no tronco, pescoço, axilas e dobras de pele, sob a forma de pequenas bolhas de água.
A brotoeja é mais comum em crianças e bebês, mas também pode acometer adultos. Entre os sintomas estão erupções, bolhas, manchas vermelhas, saliências, coceira e queimação.
Na maioria das vezes, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem, o problema desaparece sozinho. E para aliviar o desconforto e melhorar as lesões, o paciente deve permanece em ambientes frescos, ventilados ou com ar condicionado.
O tratamento levará em conta as características das lesões, a parte do corpo na qual se instalaram e a idade do paciente. Evite usar muita roupa, principalmente em dias quentes. Essa indicação é importantíssima no caso das crianças.
Sempre que possível, usar roupas de algodão ou fibra natural, pois as feitas em tecido sintético costumam reter o calor e o suor.
Fonte: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/brotoeja/52/