Acantose
É uma doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes, aumentando a camada mais superficial da pele, e lesões de cor cinza e engrossadas que dão aspecto verrucoso.
Pode afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outras doenças como diabetes, obesidade, doenças ovarianas, distúrbios metabólicos, doenças da tireoide e câncer do aparelho digestivo. Existem quatro tipos de acantose:
• Síndrome de Miescher - hereditária e benigna;
• Síndrome de Gougerot Carteaud - benigna e possivelmente hereditária, acomete mulheres jovens;
• Pseudoacantose - benigna e associada à obesidade e alterações endócrinas;
• Acantose Maligna - frequentemente associada a cânceres do tubo digestivo e fígado.
A doença evolui lenta e gradualmente durante anos. As dobras e pregas são os locais mais afetados, ocorrendo, geralmente, nas axilas, pescoço e virilha, podendo ainda afetar pés, mãos e lábios. Entretanto quando a causa é tratada, a doença costuma regredir.
O principal objetivo do tratamento é encontrar e corrigir o que está provocando as lesões: obesidade, alterações endócrinas e uso de medicamentos etc. Se isso for feito, as lesões tendem a desaparecer gradativamente.
Acantoses hereditárias não têm como prevenir, mas as causadas por doenças metabólicas e por aumento de peso corporal podem ser prevenidas com cuidados de saúde geral, como alimentação saudável e atividades físicas.
Fonte: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acantose/44/