Esporotricose
Esporotricose
Conhecida popularmente como “a doença do gato”, a esporotricose é uma micose causada por um fungo que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeira.
Além de atingir seres humanos, também se alastra em várias espécies de animais silvestres e domésticos, principalmente gatos e cachorros.
Os cachorros adquirem uma forma de baixa virulência, semelhante à dos humanos, já os gatos geralmente adquirem uma forma grave e disseminada da doença.
Sendo assim, a transmissão mais comum da doença é por felinos.
Quando o ser humano tem contato com o gato contaminado, por meio de arranhões, trato respiratório ou contato com lesões na pele, esse indivíduo pode adquirir a esporotricose zoonócia.
Lembrando que o gato é a maior vitima da situação.
Alguns dos sintomas da doença em humanos são nódulo doloroso, bem similar a uma picada de inseto; lesões com cores vermelha, rosa ou roxa; e o surgimento de nódulos no dedo, na mão ou no braço em que o fungo penetrou. A doença tem cura, mas o tratamento deve começar o mais rápido possível.
A esporotricose é mais grave em pessoas com a imunidade baixa, como alcoólatras, portadores de HIV, àquelas submetidas a quimioterapia para tratamento do câncer ou com doenças renais e diabetes.
O tratamento pode ser longo, por volta de três a seis meses, podendo chegar a um ano dependendo da gravidade da doença.
Procure um médico dermatologista, profissional qualificado e capacitado para realizar o diagnóstico e tratamento dessas doenças, e conheça o tipo de tratamento mais indicado para você.
Fonte: http://www.sbd.org.br/noticias/sociedade-brasileira-de-dermatologia-faz-campanha-para-informacao-prevencao-e-diagnostico-da-esporotricose/