Blog

Pitiríase Rósea

Pitiríase Rósea

Pitiríase Rósea

É uma doença eruptiva benigna na pele, sendo uma desordem comum em pessoas saudáveis, principalmente crianças e adultos jovens. 

É mais comum na primavera e outono, nos climas temperados. Contudo, pode ser mais frequente no verão em algumas outras regiões.

Não se sabe as causas ao certo ainda , mas há algumas caracteristicas que sugerem a possibilidade que possa se desencadear graças a agentes infecciosos.

Desses, a mais suspeita é a origem viral. Há ainda a possibilidade de aparecer após o uso de algumas vacinas (BCG, HPV e difteria), bem como de medicações (ácido acetilsalicílico, barbitúricos, bismuto, captopril, clonidina, ouro, imatinib, isotretinoína, cetotifeno, levamisol, metronidazol, omeprazol, D-peniclamina e terbinafina, entre outras).      

A Pitiríase Rósea não é considerada uma doença transmissível. Sua duração usual é de 6-8 semanas, e raramente pode durar 3-6 meses.

Pode regredir com alterações da cor da pele que são reversíveis. Há relatos na literatura de que pode provocar aborto, se ocorrer nas quinze primeiras semanas de gravidez, assim como parto prematuro, e recém-nascidos com alterações neurológicas.

Por sua natureza usualmente assintomática e autolimitada, não precisa de tratamento.

Os pacientes devem evitar usar substâncias que possam provocar irritações e automedicações.

Em casos de complicações procure um dermatologista imediatamente.

 

Compartilhar: G

Categorias

Atendimento

Mogi Mirim

Alameda Vital Brasil, 40
Jardim Áurea |
Mogi Mirim | SP
CEP 13800-210

Horário

Societas Brasiliensis Dermatologia SBCD | Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica