Farmacodermia
Farmacodermia
É uma reação que se dá pelo uso de medicamentos, traz alguns efeitos indesejado na pele, mucosas, cabelos e unhas, na sua estrutura ou função.
É muito frequente e pode ocorrer por: excesso da dose do medicamento, efeito colateral, efeito tóxico, reação individual diferente do efeito terapêutico, por interação com outros medicamentos em uso ou, ainda, por reação alérgica. Algumas reações acontecem em qualquer pessoa em qualquer idade.
Em média, dois dias após a pessoa ter contato com o medicamento surgem manchas avermelhadas na pele, acompanhadas de coceira.
As manchas podem comprometer toda a pele do corpo e a mucosa da boca e dos olhos. Nos casos mais graves, toda a pele se descola e há a necessidade de internação em unidade de terapia intensiva.
Os rins e o fígado também podem entrar em falência. Quando isso acontece é necessário suspender o medicamento em uso e procurar imediatamente um dermatologista, ali ele lhe indicará o tratamento e quanto tempo precisa para a eliminação total do remédio do organismo.
Não é possível prever qual pessoa é alérgica a tal determinado medicamento.
Porém, aquelas que já passaram por algum evento do tipo, devem evitar a exposição a qualquer remédio semelhante, que contenha a mesma composição.
Lembre-se que toda automedicação deve ser evitada. Procure sempre um médico ou farmacêutico.