Hanseníase
Hanseníase
Antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa de pele, que se não tratada adequadamente pode deixar sequelas.
Muita gente acredita que é transmitida com o contato da pele, mas não passa de um mito, a doença é passada através da convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz.
É necessário estar atento aos primeiros sinais da hanseníase, que são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque.
Podem aparecer placas, caroços e/ou inchaços. Quando afeta os nervos, pode causar formigamento, sensação de choque, dormência e queimaduras nas mãos e pés por falta de sensibilidade, além de falta de força e problemas nos olhos.
Cerca de 90% população têm defesa contra a doença, mas para prevenir naturalmente, é necessário ter hábitos saudáveis, alimentação adequada, evitar o álcool e praticar atividade física associada a condições de higiene, contribuem para dificultar o adoecimento pela Hanseníase.
A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, assim como o exame clínico e a indicação de vacina BCG para melhorar a resposta imunológica dos contatos do paciente.
Desta forma, a cadeia de transmissão da doença pode ser interrompida.
Uma dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um paciente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família.
Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.
Assim que perceber os sintomas vá até um dermatologista, e depois inicie o tratamento.
O tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS em todo o território nacional.
Fonte: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hanseniase/9/
http://www.sbd.org.br/dermatologia/acoes-campanhas/campanha-contra-hanseniase/