Cuidados com as Unhas
Cuidado com as Unhas
As unhas podem ser cortadas com tesoura e/ou aparadas com lixas, de preferência de uso pessoal ou descartáveis.
O melhor formato para as unhas é o arredondado nas mãos e quadrado nos pés.
O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas.
O tamanho das unhas das mãos deve levar em conta algumas particularidades, como profissão, hábitos e hobbies.
Nos pés deve se evitar unhas muito compridas pois elas podem acabar sendo descoladas, o que deixará um aspecto feio e amarelado nas unhas e acúmulo de sujeira.
A cutícula não deve ser retirada, pois isso deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias. Se a pessoa tiver o hábito de mexer muito com água e/ou produtos de limpeza, o uso de luvas é fundamental! O indicado é usar uma luva de algodão por baixo e de borracha por cima, para evitar que a cutícula se degenere em contato frequente com essas substâncias.
Sempre que pintar as unhas, deixe sem esmalte uma semana por mês, no mínimo. O uso continuo de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas, por isso é necessário a pausa. Procure sempre durante esse intervalo aplicar hidratantes para que as unhas não fiquem ressecadas. Caso não seja possível ficar sem, deixe pelo menos dois a três dias de intervalo entre as pinturas.
O uso de acetona pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças. Por isso sempre prefira removedores de esmalte que não contem acetona.
Se a pessoa tiver o hábito de mexer muito com água e/ou produtos de limpeza, o uso de luvas é fundamental! O indicado é usar uma luva de algodão por baixo e de borracha por cima, para evitar que a cutícula se degenere em contato frequente com essas substâncias.
É necessário ter cuidado com os produtos destinado as unhas, pois alguns podem causar alergia. Fique sempre atenta e em caso de surgimento procure um dermatologista.