Cuidados com a Pele no Verão
Cuidados com a Pele no Verão
Os cuidados em relação a pele durante o verão devem ser redobrados.
Isso se deve ao fato de a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentado riscos de queimaduras, câncer de pele e outros problemas.
Aqui vão algumas dicas para aproveitar o verão, sem colocar a saúde em risco.
Roupas e Acessórios
No verão é importante usar protetor solar, chapéu e roupa de algodão quando estiver ao ar livre, pois bloqueiam a maior parte da radiação UV.
Usar sempre óculos de sol também, pois previnem catarata e outras lesões nos olhos.
Filtro Solar
O protetor solar deve estar presente no nosso dia a dia.
É necessário aplicar o produto 30 minutos antes da exposição para que a pele o absorva, passar em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
Reaplicando a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.
Em crianças, começa-se a usar o protetor a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível,
para isso marque uma consulta com um Dermatologista da SBD para saber qual o melhor produto.
Alerta: pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer d o protetor solar, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados.
Hábitos diários
As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora.
Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco.
Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.
No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
Doenças da pele
A combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele. Saiba mais a seguir:
• Micoses: são infecções causadas por fungos e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos.
Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa de imunidade, estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.
Todos estão suscetíveis a doença.
A melhor forma de evitá-las é manter hábitos de higiene, como: secar-se bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés e axilas.
• Brotoejas: são pequenas bolinhas que surgem, especialmente em bebês, devido ao contato da pele com o suor, principalmente nas “dobrinhas” da própria pele ou das roupas.
Podem ser bolhas transparentes com pouca coceira ou “bolinhas” avermelhadas que coçam bastante. Para evitar deve-se usar roupas leves e soltas e evitar locais muito abafados.
• Manchas e sardas brancas: as manchas e as sardas brancas surgem devagar e, quando menos se espera, elas aparecem.
Representam danos que os raios solares causaram na pele e aparecem gradativamente com o tempo, principalmente nas áreas expostas da pele.
A melhor forma de evitá-las é não se esquecer do protetor solar.
• Acne solar: é provocada pela mistura da oleosidade da pele com o suor excessivo. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele, e usar produtos que diminuam a oleosidade da pele.