Higiene dos Cabelos
Higiene dos Cabelos
Para ter cabelos saudáveis é necessário higieniza-los muito bem. É essencial escolher o produto certo ao tipo de cabelo, para que não cause alergia ou ressecamento. Alguns produtos a se utilizar são:
Shampoo: É o responsável por limpar os fios, retirar a oleosidade, o suor, restos de produtos capilares e etc.
E ainda por cima proporciona brilho, maciez, e facilita o pentear. O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo, massageando e deixando agir por dois a três minutos.
Na sequência, ele vai descendo e removendo os resíduos que ficam no comprimento dos cabelos até a ponta.
Condicionador: Deve ser usado após o shampoo, pois possui a função de reduzir o frizz, dando muita maciez ao cabelo. O ideal é que seja aplicado nas pontas do cabelo.
Géis e fixadores sem álcool: Desde que de boa qualidade, não prejudicam os fios e não causam queda de cabelo, mas não devem ser usados diariamente.
Quando falamos de higiene capilar temos que levar em consideração o tipo de cabelo de cada pessoa e a região em que ela vive.
Isso porque existem fatores individuais e ambientais que influenciam na oleosidade e ressecamento dos fios.
Em regiões mais úmidas, como Brasília e Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas podem lavar os cabelos todos os dias, especialmente aquelas que têm a raiz oleosa e fios finos.
Pessoas mais maduras, mulheres na pós-menopausa, negras e aquelas com cabelos secos, em geral, lavam menos, pois o sebo não se distribui uniformemente da raiz à haste, seja pela baixa produção ou pelo formato do fio ser encaracolado.
Se um paciente tem o couro cabeludo oleoso e passa um período sem lavá-lo, a tendência é que ele fique ainda mais oleoso, com aspecto nada bonito.
Isso pode até mesmo favorecer o surgimento da dermatite seborreica naqueles que já tenham essa tendência.
Se uma pessoa com cabelos secos lavá-los mais do que deveria, a tendência é que fiquem ainda mais ressecados.
Por isso mantenha uma higiene capilar saudável, para que seu cabelo seja sempre lindo e você não corra risco de alguma doença.