Como tratar queimadura de água-viva?
Em caso de queimadura de água-viva, a primeira coisa a fazer é procurar um posto de guarda-vidas para receber os primeiros socorros. Se não tiver nenhum por perto, lave o local com água do mar, mas sem esfregar as mãos na área afetada. A seguir, despeje vinagre num pano e aplique sobre a queimadura durante 20 minutos. O vinagre neutraliza a ação da toxina da água-viva e alivia os sintomas.
Observe se na região da lesão existem pequenos tentáculos presos à pele. Se houver, retire com a ajuda de uma pinça ou um aparelho de barbear, mas sem esfregar o local.
Nunca lave a área da queimadura com água doce ou qualquer outra substância, como álcool ou urina, pois pode estimular a libertação de toxinas.
Se houver piora dos sintomas, com reação alérgica pelo corpo, procure um hospital ou serviço de saúde com urgência. Casos mais graves de queimadura de água-viva, com extensa área corporal atingida ou em pessoas alérgicas, precisam receber atendimento médico.
Para prevenir queimaduras de água-viva, pergunte sempre ao bombeiro sobre a presença de águas-vivas no mar e saia imediatamente da água se observar águas-vivas na água. Também recomenda-se evitar entrar na água de noite e não tocar nas águas-vivas, mesmo aquelas que parecem estar mortas na areia da praia.